Atendimento ao cliente

Saiba dos benefícios de manter a pele hidratada, durante o tratamento do câncer de pele

O câncer de pele, causado pelo crescimento anormal e fora de controle das células que constituem a pele, é um dos mais comuns no mundo e o mais recorrente no Brasil. Representando cerca de 30% dos tumores malignos, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) aproximadamente 180 mil pessoas por ano são atingidas pela doença.

Uma das causas que mais se destaca é devido à exposição à radiação UV que, por ser cumulativa, a chance de acarretar problemas com mais frequência em idosos aumenta. Porém, qualquer pessoa está sujeita a desenvolver o câncer de pele e existem algumas condições suscetíveis ao seu surgimento como: pessoas com pele mais clara, albinos ou sensíveis aos raios solares, histórico de casos na família, pessoas com doenças cutâneas, exposição prolongada e direta ao sol, exposição a sessões de bronzeamento artificial.

Ao receber o diagnóstico de câncer de pele, alguns tratamentos são necessários como a cirurgia, em casos mais simples, e radioterapia e quimioterapia em casos mais graves.

Como o tratamento pode afetar a pele?

A própria doença é capaz de sensibilizar a pele, deixando-a com feridas, manchas, regiões mais escurecidas e com algumas regiões mais rígidas, e o tratamento com radioterapia e quimioterapia agravam ainda mais as reações sofridas pela pele. Esse período requer uma atenção especial aos possíveis efeitos colaterais, principalmente a pele dos pacientes que costuma ser a mais afetada.

As reações mais comuns costumam ser forte ressecamento, coceira, reações alérgicas, erupções, ardência, vermelhidão, mudanças de coloração, feridas e descamação. Em casos mais graves podem chegar a ocorrer queimaduras locais. Em razão de todos os fatores que podem surgir ao longo do tratamento, a pele se torna extremamente sensível.

Cuidados com a pele durante o processo

Principalmente durante esse período é recomendado que o paciente tenha uma rotina rígida de cuidados com a pele devido ao seu enfraquecimento. Uma das medidas mais indicada e que gera ótimos resultados é a hidratação constante da pele com produtos que sejam específicos a esse caso.

A nutrição cutânea com produtos especializados em pacientes oncológicos fornece maior elasticidade e revitaliza o tecido epitelial, ajudando também na recuperação de sua proteção a agentes externos como fungos e bactérias. Além disso, é importante optar por sabonetes neutros e suaves, que não provocam irritação na pele e que também sejam hidratantes.

Também é preciso evitar utilizar produtos que contenham substâncias agressivas a pele como parabenos e sulfato, priorizando produtos naturais, sem álcool em sua composição e feitos por marcas especializadas em dermatológicos.

Quanto mais hidratada e saudável a pele estiver durante o tratamento, mais resistente e protegida ela será, diminuindo os efeitos colaterais e aumentando os bons resultados.

Então é possível diminuir os efeitos colaterais?

A maneira mais eficaz é investir em linhas destinadas a esses tratamentos, as quais contêm todos os cuidados e ativos necessários para hidratar e proteger a pele. Esses produtos específicos são produzidos livres de qualquer substância que possa causar reações negativas, além de apresentarem o poder da super-hidratação e poder ajudar no aumento da capacidade de cicatrização da pele.

Assim, a hidratação reduz e previne o aparecimento dos efeitos colaterais, diminui a possibilidade de futuros desconfortos e contribui para a autoestima do paciente ao deixar a pele mais bonita e saudável.

A Sumred é uma marca que se atenta a todas essas recomendações, apresentando produtos destinados aos cuidados da pele durante a quimioterapia e que ajudam a reduzir o ressecamento da pele de pacientes em radioterapia mantendo, assim, a saúde da pele.

Deixe um comentário