Atendimento ao cliente

A escara é o nome popular dado às lesões causadas pela falta de irrigação sanguínea e oferta de nutrientes em partes específicas da pele por pressão de agente externo. Essas lesões são comuns em pacientes acamados, imobilizados, cadeirantes, até mesmo, pessoas que ficam sentadas por longos períodos na mesma posição. 

Ouça este conteúdo:

 

Também conhecidas como lesões por pressão (ou úlceras de pressão, ou úlceras de decúbito), estes ferimentos surgem quando uma pessoa passa longos períodos sobre uma superfície dura. Assim, sua pele sofre a pressão, provocada pelo seu corpo, contra a superfície e ocorre um processo de necrose tecidual na região pressionada. Este processo ocorre em estágios, sendo a escara a evolução da lesão por pressão que atinge a necrose da pele.

Dependendo do quadro do(a) paciente, as lesões por pressão podem se desenvolver sem que provoquem dor, mas pacientes com a sensibilidade prejudicada podem sentir dores intensas na região. A boa notícia é que, como ocorre em etapas, as lesões por pressão podem ser tratadas rapidamente, desde que haja a identificação e tratamento precoce.

Grupos de risco

Algumas pessoas correm mais risco do que outras de desenvolver lesões por pressão por estarem em condições médicas e hospitalares. São elas: 

O risco que essas pessoas correm ao não prevenir as lesões por pressão é de desenvolvê-las em até 4 graus: desde lesões superficiais a, até mesmo, escaras profundas onde articulações e ossos podem ficar expostos. 

Essas lesões, quando de grau 1 a 3, podem regredir sozinhas ou com auxílio de produtos especializados, desde que a pressão local seja interrompida. Já o grau 4 de escaras pode demandar uma intervenção cirúrgica. 

O diagnóstico deve ser clínico e as medidas de tratamento devem seguir orientação médica. 

Prevenção é a melhor solução para a lesão por pressão

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre janeiro de 2014 e julho de 2017, houve 134.501 incidentes relacionados à assistência à saúde no Brasil. Sendo que 23.722 (17,6%) casos correspondem ao desenvolvimento de lesões por pressão, este foi o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde do país.

Ou seja, um número significativo de pacientes que necessitavam de assistência para a sua saúde procurou atendimento médico especializado porque as lesões por pressão não foram prevenidas ou tratadas em casa.   

O desenvolvimento de lesões por pressão são comuns aos pacientes que estão hospitalizados também. O relatório da Anvisa mostra que 94,6% dos eventos que nunca deveriam acontecer em serviços de saúde (os never events) foram causados por lesões por pressão (escaras). Em números absolutos, dos 3771 casos identificados, 3570 correspondiam a escaras de grau 3 e 4.  Em casos mais graves, foram notificados 34 óbitos por lesões por pressão, no período de três anos.

Frente a esses dados, é importante ressaltar que a principal indicação para o tratamento da lesão por pressão é evitar seu surgimento. A prevenção é necessária para evitar a dor e desconforto para o paciente e não influenciar no quadro de saúde que já está fragilizado.

Para isso, há uma série de ações que podem ser realizadas não apenas para preveni-las, mas também ajudar a tratar as lesões por pressão e escaras rapidamente. Confira os principais cuidados para evitar a úlcera por pressão: 

Regenèr da Sumred ajuda na prevenção e tratamento da lesão por pressão

Pensando em prevenir e ajudar no tratamento da lesão por pressão já desenvolvidas, a Sumred criou a linha Regenèr de hidratantes especiais. 

Essa linha possui fórmula natural com Aloe Vera especial (que contém 99,5% de água e é baseada nos padrões americanos e asiáticos) e classificação de Grau 2 na ANVISA. A classificação garante que os produtos da linha Regenèr têm indicação específica e garantia de segurança e eficácia

Diferente de outros produtos brasileiros “a base de Aloe Vera” que não comprovam resultados por ter baixa concentração, a linha Regenèr contém alta concentração de Aloe. Os hidratantes Regenèr são clínica e dermatologicamente testados e têm comprovação científica de resultados. 

Presente em três apresentações, o Regenèr Gel é o mais indicado para prevenir e tratar lesão por pressão e as escaras rapidamente. O produto oferece hidratação prolongada, além de ação analgésica e calmante para peles sensíveis e sensibilizadas. O Regenèr Gel ainda auxilia na regeneração e cicatrização da pele, necessidades específicas para o tratamento de úlceras.

Isso é possível porque os hidratantes Regenèr penetram nas camadas inferiores da pele e reduzem a vasoconstrição da região afetada pela lesão por pressão já desenvolvida ou ainda em desenvolvimento. Dessa forma, a oxigenação desses tecidos volta a ocorrer, levando sangue e nutrientes às regiões afetadas pela lesão.

Os hidratantes Regenèr possuem polissacarídeos em sua fórmula, e ao hidratar a pele promovem um ambiente onde fungos e bactérias não conseguem se desenvolver. Essa ação permite uma melhor recuperação do acamado ou cadeirante, pois evita novas inflamações.

É importante lembrar que a linha de hidratantes Regenèr não substitui a orientação médica, mas pode ser usada por quaisquer tipos de pele, tornando-se ideal para quem deseja prevenir ou tratar lesões por pressão e escaras rapidamente. 

Acesse nossa loja virtual e escolha o melhor hidratante Regenèr para o seu caso. 

Deixe um comentário