Atendimento ao cliente

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou por sua má absorção (conhecida como resistência à ação da insulina). Por essa ação insuficiente de insulina, há um aumento de glicose (açúcar) no sangue que provoca alterações hormonais e diminui a imunidade dos pacientes diabéticos. 

Ouça este conteúdo:

 

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que só no Brasil haja mais de 16,7 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos com diabetes. Isso é o equivalente a 1 de cada 9 adultos. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que mais de 51 mil crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos possuem Diabetes Mellitus Tipo 1. Isso coloca o Brasil em 3.º lugar nos países com mais jovens diabéticos.

E como o diabetes descompensado pode trazer complicações para os olhos, rins e todo o sistema cardiovascular, por exemplo, há uma série de cuidados que pessoas diabéticas devem seguir diariamente. 

A rotina dos diabéticos

A vida diária dos diabéticos pode ser igual a de pessoas que não possuem a doença. Em um quadro descompensado, as ações a serem tomadas devem seguir as orientações médicas. Mas, em um quadro normalizado (com índices glicêmicos controlados) os diabéticos podem seguir o padrão de vida que é recomendado a todas as pessoas.

Os seguintes cuidados são necessários para manter o Diabetes controlado e evitar até mesmo outras doenças crônicas:

Alimentação saudável

Segundo a SBD, uma alimentação baseada na dieta mediterrânea, ou seja, grãos integrais, frutas, legumes, peixes, oleaginosas e consumo regular de azeite ajuda no tratamento do diabetes.

Recomenda-se, também, que açúcares brancos e refinados sejam banidos, já que por serem muito processados e perderem sua matriz original, acabam sendo mais facilmente absorvidos. Por isso, a substituição pode ser feita pelos açúcares mascavo e demerara, já que esses são menos processados. Mas, nada de abuso! A visita a um nutricionista torna as substituições e inclusões mais fáceis e saudáveis. 

Exercícios físicos

A SBD estima que 19,8% dos adultos diabéticos tem obesidade, enquanto 55,7% sofrem com o sobrepeso. O peso acima do recomendado pelo IMC é uma comorbidade preocupante para os  pacientes diabéticos, pois pode desencadear outros problemas como a hipertensão ou o desgaste das articulações. Por isso, além da alimentação saudável, o endocrinologista recomenda que essas pessoas tenham uma rotina de atividades físicas

Os exercícios físicos ajudam no controle glicêmico e diminuem a necessidade de hipoglicemiantes. Além disso, por ajudar no emagrecimento dessas pessoas, eles aumentam a qualidade de vida por diminuir as chances de doenças cardiovasculares. No entanto, a carga de exercícios deve ser compensada com a alimentação e sempre acompanhada por um(a) educador físico. 

Medicação em dia

Para conseguir manter uma vida normal, basta unir a alimentação saudável aos exercícios físicos e à medicação indicada pelo(a) médico(a) – incluindo a insulina nos casos de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1.

Cigarro e bebidas alcoólicas

A nicotina interfere na ação da insulina e aumenta os níveis glicêmicos, além de prejudicar a circulação sanguínea periférica – o que aumenta o risco de amputações de membros inferiores. Por isso, o tabagismo é um hábito que deve ser descartado por diabéticos. 

Já o consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial, pois influencia no metabolismo da glicose, mas não há uma proibição total. Por isso, é muito importante que pacientes diabéticos conversem com seus médicos para saber a dose que podem consumir e com qual frequência.  

Cuidados com a pele dos diabéticos

Além desses cuidados básicos, há ainda os cuidados que diabéticos devem ter com a pele. Como esses pacientes têm altos índices glicêmicos, eles estão mais vulneráveis a doenças de pele que podem levar a, em quadros mais graves, risco de amputações. 

Isso é causado porque a pele acaba cedendo parte da água de sua composição ao organismo que tenta combater o aumento glicêmico. Assim, a pele fica ressecada e mais propensa às infecções por fungos e bactérias. Outros sintomas de problemas na pele de diabéticos causados pela hiperglicemia são:

Para se prevenir desses sintomas é importante que os diabéticos bebam bastante água para manter-se hidratados e usem hidratante de hidratação profunda, indicada para peles sensíveis. 

Os cuidados começam na hora do banho: recomenda-se o uso preferencial de sabonetes líquidos com pH fisiológico. Como os diabéticos têm a pele mais sensível, esses sabonetes promovem a limpeza sem gerar atrito e mantém o pH balanceado, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. 

O uso de água quente com esponja e sabonete em barra (sem pH fisiológico) não é recomendado para esse a pele dos diabéticos, já que esses itens acabam deixando a epiderme mais sensibilizada e propensa às infecções. 

A hidratação depois da higienização é uma parte fundamental da proteção da pele do diabético. Mas atenção: não é qualquer produto que fará bem para quem tem diabetes. O hidratante deve ser livre de alguns componentes, como: 

Neste sentido, as substâncias bioativas das plantas têm se mostrado como a matéria-prima mais usada para uma hidratação profunda e regenerativa.

Em pesquisa recente, promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ficou evidenciado que “os fitoterápicos melhoram a coagulação sanguínea, combatem a infecção e aceleram a cicatrização”, apresentando bons resultados para o tratamento de feridas, xeroses, fissuras e cicatrização para a Diabetes Mellitus. Em relação à Aloe vera, os pesquisadores identificaram que “o curativo feito com hidrogel é uma opção de tratamento para ajudar a fechar úlceras no pé diabético” e “na cicatrização de feriadas”. 

Ou seja, a conhecida “babosa”, que tem propriedades divulgadas popularmente, de fato promove a hidratação. No entanto, não adianta cultivar a sua própria Aloe vera, uma vez que as pesquisas avaliam as plantas cultivadas, extraídas e processadas seguindo uma série de normas técnicas.

Linha Regenèr

Pensando nos cuidados diários que os pacientes diabéticos precisam manter, a Sumred criou a linha Regenèr de hidratantes que é produzido a partir de uma Aloe vera especial e é livre dos componentes químicos citados acima. Os principais benefícios sentidos na pele do diabético são: 

A linha Regenèr conta com diferentes apresentações do hidratante que é indicado para diabéticos com peles sensíveis ou sensibilizadas

Você tem alguma dúvida sobre os cuidados com a pele de diabéticos?

Então assista esse vídeo onde discutimos especificamente sobre esses cuidados.

cuidados-diarios-para-diabeticos-banner

Uma resposta

Deixe um comentário