Atendimento ao cliente

A pele com acne é uma condição que afeta as pessoas em vários estágios da vida mesmo que, comumente, seja associada a adolescentes. Muitas vezes, essas pessoas têm pré-disposição genética, mas também há casos em que processos de inflamação se instauram momentaneamente.

Ouça este conteúdo:

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a acne afeta entre 75 e 95% dos indivíduos que possuem entre 12 e 24 anos, mas tem sido observada desde crianças com 9 anos. Geralmente, ela é mais grave em homens, mas mais persistente em mulheres e são causadoras de diversos problemas sociais como depressão, baixa autoestima, sofrimento, bullying, e isolamento, por exemplo. Por isso, devem ser tratadas em todos os estágios da vida.

Muitas vezes, a acne pode ser confundida com foliculite, que também é um processo inflamatório, mas diferente. Por isso, hoje explicamos as diferenças dessas duas condições. Acompanhe a leitura e saiba também como se prevenir das manchas e cicatrizes na pele com acne.

Acne x Foliculite

A acne é o nome dado aos cravos e espinhas que se formam em um processo inflamatório das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos. A elevação hormonal costuma ser a causadora dessas inflamações na adolescência, mas isso não fica exclusivo a essa faixa etária. As glândulas sebáceas produzem uma gordura que cobre a superfície da pele e “entope” o poro, formando um cravo. Com esse acúmulo de “sebo”, há um crescimento bacteriano no local e a inflamação leva ao acúmulo de pus que provoca as espinhas.

Já a foliculite só pode ocorrer em regiões com folículo piloso, ou seja, onde há crescimento de pelos. Ela pode ter causa viral, bacteriana, fúngica e até mesmo por pelos encravados, e aparece em forma de pequenas espinhas de pontas brancas. A foliculite pode levar à perda permanente de pelos e cicatrizes se não tratada, mas não deve ser confundida com a acne que geralmente tem relação com causas genéticas e hormonais.

Como prevenir manchas e cicatrizes em pele acneica

O fator que, comumente, mais incomoda pessoas com pele acneica são as manchas e cicatrizes.

As manchas em pele com acne são comuns porque, geralmente, ocorre uma hiperpigmentação pós-inflamatória que aumenta a produção de melanina no local e podem levar, até mesmo, a um câncer de pele em quadros muito graves. Por isso, sempre consulte um(a) dermatologista caso a mancha mude de tamanho, forma e cor, ou apresentar coceira e sangramento.

Já as cicatrizes são formadas quando a acne causa lesões em camadas mais profundas da pele que levam à destruição de tecidos. Ao “cutucar” ou espremer a acne, a probabilidade de agravar essas lesões aumenta o risco de cicatrizes e manchas.

Por isso, o tratamento de acnes deve ser sempre indicado por dermatologistas, já que varia de acordo com o tipo de pele e gravidade de cada paciente. Podendo ser desde o tratamento tópico com cremes à medicação oral e extração profissional. Mas alguns cuidados podem ser tomados como medidas preventivas e também são recomendados como auxiliares ao tratamento clínico. Entre eles estão:

Linha Regenèr da Sumred

Pensando em como reduzir o processo inflamatório da pele, a Sumred criou a linha Regenèr de hidratantes especiais para peles sensíveis e sensibilizadas.

Para a acne, o produto mais indicado é o Regenér Gel que, além de hidratação prolongada, auxilia na regeneração e cicatrização da pele. Com a ação calmante, o dermocosmético de Aloe para peles sensíveis reduz a irritação da pele e ajuda a evitar as “cutucadas” e coceiras tão prejudiciais. A linha Regenèr ainda protege a pele contra agentes externos como poluição, por exemplo, evitando que outros fatores aumentem o processo inflamatório.

Por isso, podem ser utilizados como medida preventiva e associados aos tratamentos clínicos de acne e, também, foliculite. Mas vale ressaltar que, mesmo com comprovação científica de resultados e registro de Grau 2 na ANVISA, os produtos Sumred não devem substituir a recomendação médica.

Você pode usá-los como preventivos, mas consulte um(a) dermatologista para ter um diagnóstico clínico completo e saber tudo sobre o uso associado deles com seu tratamento.

Quer saber mais sobre cuidados com peles com acne? Então nos siga no Facebook, YouTube e no Instagram.

E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a gente, pelo WhatsApp, para agendar uma consulta com um especialista.

Deixe um comentário