Atendimento ao cliente

Existem muitos tipos de pele sensível e saber reconhecê-los é muito importante para o cuidado adequado de cada um deles. Uma cútis com condições especiais, geralmente, apresenta sinais que indicam que algo não vai bem, como:

Para entender esses sintomas e procurar a melhor forma de autocuidado, é importante consultar o dermatologista e utilizar dermocosméticos naturais que não possuem componentes químicos em sua fórmula, esses componentes podem danificar mais a cútis.

Se você tem dificuldade de identificar se o seu caso é de pele sensível e de achar os melhores produtos, continue lendo esse artigo e saia sem dúvidas sobre esse assunto.

Como identificar uma pele sensível?

Esta pergunta passa na cabeça de muitas pessoas, especialmente de mães e pais que percebem sinais diferentes dos filhos já na primeira infância. Para responder essa questão, é interessante reconhecer alguns sinais característicos de uma pele sensível, pois assim poderá optar pelos produtos mais indicados para sua pele.

Ela possui diversas características singulares, veja as principais:

Vermelhidão e queimadura

 A pele sensível pode sofrer facilmente queimadura causada pela exposição do Sol. Também pode ter uma predisposição para rosácea, condição que gera eritema (vermelhidão) e pequenos inchaços, ocasionando desconforto. Um ótimo aliado para estes casos é o protetor solar.

Este produto tem como finalidade proteger a pele dos raios solares e, assim, evitar queimaduras e vermelhidão. Inclusive, o protetor deve ser utilizado por todas as pessoas, independentemente do clima ou intensidade do Sol. Esse produto é peça fundamental contra o câncer de pele do tipo melanoma, que possui mais de 6.200 casos a cada ano.

Coceira e repuxamento

Muitas vezes as pessoas de pele sensível têm coceira e sentem repuxamento na pele e não sabem o motivo desse desconforto. Estes problemas surgem porque a pele não possui a hidratação adequada, tornando-se ressecada e pouco flexível.

O Regenèr Emulsão é um hidratante que possui em sua composição Aloe vera, extrato de camomila, extrato de calêndula, D-pantenol, alantoína e ácidos graxos essenciais auxiliando na hidratação, emoliência e flexibilidade da pele.

Existem algumas pesquisas que comprovam o uso de Aloe vera para lidar com a coceira e sensação de queimação da pele, por isso, Regenèr Emulsão é um produto que não deve faltar na sua casa.

Irritação

Um dos fatores mais frequentes em peles sensíveis é a irritação. A pele sensível pode se ressentir por várias razões como:

Para amenizar estes problemas, a melhor opção é o Regenèr Águas de Aloe, que tem como finalidade acalmar, hidratar e umectar todos os tipos de pele sensível.

Esse dermocosmético é composto por Aloe vera e extrato de camomila, um calmante natural e eficaz para peles sensíveis, auxiliando na redução das irritações.

Tipos de pele sensível

Além de conhecer os principais sinais que uma pele com necessidades especiais demonstra, é preciso entender quais são os principais tipos de pele sensível existentes, para ter pistas do que pode estar causando os sinais. Independentemente dessa identificação, a consulta com um dermatologista é indicada e necessária.

Pele atópica

A dermatite atópica, também conhecida por eczema é uma reação da pele gerada por alergia. Não é contagiosa e, apesar de mais comum em bebês em crianças, atinge uma parcela considerável das pessoas com pele sensível.

Como principais sintomas apresenta:

Logo após ser exposta ao alérgeno, a pele começa a apresentar os sintomas.

Pele diabética

Os diferentes tipos de diabetes causam danos em todo o corpo, devido à grande quantidade de glicose no sangue que não está regulada e com a pele não seria diferente. No caso da cútis, o açúcar atrapalha na circulação e na produção dos queratinócitos, as células diferenciadas da pele.

Com esses problemas, a pele diabética torna-se menos resistente às doenças, além de apresentar sintomas como ressecamento, lenta cicatrização, formigamento, perda de sensibilidade, menos elasticidade e facilidade para ter infecções.

A perda de sensibilidade, aliada ao fator de baixa cicatrização, torna-se ainda mais preocupante nos membros inferiores, que podem apresentar feridas de difícil cicatrização, gerando riscos graves à saúde.

Pele durante tratamento de câncer

Existem alguns tratamentos disponíveis para o câncer e a quimioterapia é um dos mais utilizados, ela atinge as células de todo o corpo. É por isso que cabelos e pelos caem.

Isso porque a pele de uma pessoa que está na luta contra o câncer pode ficar ressecada, extremamente sensível ao calor, vento e sol, assim como apresentar descamação, por isso, deve ser tratada com atenção redobrada e muito cuidado.

Pele fina

Algumas pessoas possuem pele fina naturalmente ou podem adquirir com o passar dos anos. Geralmente, idosos apresentam esse quadro e, consequentemente, são mais suscetíveis a hematomas, machucados e traumas.

A pele fina é mais sensível, além de apresentar mais facilmente o ressecamento, flacidez, perda de viço e sensibilidade acima do comum. Por ser mais fina, também é mais sensível ao sol e às mudanças de temperatura, afinal, a pele também tem a função de regulação de temperatura do nosso corpo.

Pele da grávida

Não é novidade que durante a gravidez a mulher passa por inúmeras mudanças corporais causadas pelos hormônios e o crescimento do bebê no ventre. A pele também sofre muitas alterações com os efeitos da alta quantidade hormonal no sangue.

Grávidas podem sofrer com oleosidade excessiva, sensibilidade, estrias, celulite, acne e o melasma. Logo, para minimizar esses sintomas e, até mesmo, tratá-los, é importante consultar o especialista e utilizar dermocosméticos naturais, que não fazem mal tanto para a gestante, como para o bebê.

Consulte o dermatologista

Citamos apenas os principais sinais e tipos de pele sensível. É de extrema importância procurar ajuda profissional para descobrir as causas dos sintomas e também para tratá-los adequadamente.

A pele sensível pode ser indicativa de doenças, reações alérgicas e diversas outras situações e um sinal pequeno como ressecamento e vermelhidão pode ser um indício de que algo importante não vai bem.

Reforçamos que é muito importante observar os sinais e características da sua pele para definir os produtos adequados de uso na rotina diária para manter sua pele saudável e com viço.

Por isso, não ignore os sinais que a pele demonstra! Também não se esqueça que este é o maior órgão do seu corpo e é responsável por centenas de funções, que vão desde a proteção contra agentes externos como a regulação da sua temperatura.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de pele sensível, faça parte da Comunidade Cuidado com Peles Especiais para compartilhar suas dúvidas e aprender mais com outras pessoas que também têm peles sensíveis.

Deixe um comentário