Atendimento ao cliente

O tratamento mais comum para tumores de diversos tipos é a quimioterapia. Esse nome se dá por conta do uso de quimioterápicos durante o acompanhamento médico, que são substâncias específicas para combater as células doentes. Essas químicas ajudam a destruir o tumor, porém carregam também uma série de efeitos colaterais, daí a importância de cuidar da pele de forma específica durante o tratamento.

Cada pessoa terá, para seu tratamento, um protocolo específico de quimioterapia, desenvolvido para o seu caso. Por isso, os sintomas são informados pelo médico sempre no início do primeiro ciclo de aplicação, no entanto, a manifestação dependerá do próprio organismo desse paciente.

O que acontece com a pele durante a quimioterapia

Por que o cuidado com a pele durante a quimioterapia e importante

O efeito colateral mais conhecido da quimio é a queda capilar de todo o corpo. No entanto, há muitos outros efeitos colaterais comuns. A pele é um órgão que fica bastante fragilizado durante esse período. É como se a pele “desconfigurasse” e mudasse as suas características normais, digamos assim.

Isso significa que pode haver ressecamento, vermelhidão, além de alta sensibilidade e formigamento em algumas áreas, como mãos e pés. Ainda que o paciente tenha pele oleosa, por exemplo, vai notar que está com uma pele diferente do que tinha antes do tratamento. Isso é comum, além da alta sensibilidade ao sol, sendo necessário evitar a exposição.

É comum que ocorra coceira e que a pele descasque em alguns locais, além do surgimento de algumas reações alérgicas. Ainda que o paciente não tenha alergia, pode ser que a pele tenha reações a algum medicamento ou substância, por isso, é normal que antialérgicos sejam receitados em alguns protocolos quimioterápicos.

Como fazer para amenizar os sintomas

Diante de tantos sintomas, pode surgir a dúvida de como sanar tantos problemas. Saiba, então, que a mesma tecnologia que desenvolve a quimio é capaz de ajudar o paciente a amenizar os efeitos dela. Para isso, são necessários alguns produtos e cuidados para com o paciente em tratamento.

Primeiro, para os sintomas que citamos, como ressecamento, vermelhidão e coceira, é preciso consultar o médico para saber quais produtos e medicamentos podem ser usados. Isso, porque toda a pele está fragilizada, então, os produtos comuns do mercado não são indicados, é necessário usar produtos específicos para peles sensíveis.

Em relação aos cosméticos, como hidratantes e sabonetes, deve-se priorizar marcas e linhas desenvolvidas especialmente para sensibilidade da pele, pois seus ingredientes apresentam muito menos risco de alergia e de agravar a situação.

Para proteção solar, é indicado abusar do filtro protetor, preferencialmente apenas composto por filtros físicos, e evitar ao máximo o sol, pois a maioria dos quimioterápicos não interage muito bem com os raios solares e pode ser perigoso.

Esses são os sintomas que encontramos na pele de quem faz quimioterapia. Por isso, é tão importante cuidar da pele durante o tratamento. Ainda que sejam apenas mudanças durante um período específico, os cuidados ajudam o paciente a ficar mais confortável para lidar com o tratamento e a manter a pele saudável e bem cuidada.

Caso tenha interesse em produtos para pele sensível, como as peles de paciente submetidos à quimioterapia, entre em contato conosco.

Conheça a linha Sumred para peles especiais, especialmente para os cuidados da pele na quimioterapia, acessando aqui.

[row] [col span=”4″ span__sm=”12″] [team_member img=”24677″ name=”juliano porto e silva” title=”consultor da sumred” image_height=”100%” image_width=”80″ image_radius=”100″] [/team_member] [/col] [col span=”8″ span__sm=”12″]

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades Sumred

[contact-form-7 id=”24935″] [/col] [/row]

Deixe um comentário