Atendimento ao cliente

Uma das alergias que ocorre com a chegada do inverno é a Dermatite Atópica. Muitas pessoas desenvolvem alergias na pele, que podem provocar desconforto como pele seca, coceira e descamação.

Desta forma, viemos esclarecer as dúvidas mais frequentes que surgem na população que sofre dessa doença.

O que é Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica, ou eczema atópica, é um dos tipos de alergia que ocorre na pele. Esta doença pode afetar pessoas de qualquer idade, sendo mais comum na infância.

Segundo estudos, a Dermatite Atópica pode ter uma predisposição hereditária, ou seja, a pessoa tem uma tendência natural de ter esta alergia.

A irritação, a vermelhidão e as lesões da Dermatite Atópica não estão ligadas diretamente com a alimentação. Estudos da Associação de Apoio à Dermatite Atópica indicam que apenas um pequeno número de pacientes pode se beneficiar com uma dieta de eliminação (alguns alimentos derivados da lactose, amendoim, frutos do mar, trigo etc) adequada.

O que causa a Dermatite Atópica?

A causa exata da Dermatite Atópica é desconhecida. Os profissionais da saúde acreditam que as causas mais prováveis dos sintomas da Dermatite Atópica estejam atrelados ao mau funcionamento do sistema imunológico do organismo.

Por ter uma aparência não muito agradável, alguns dos pacientes com Dermatite Atópica podem apresentar problemas psicológicos. Os transtornos podem ocasionar: ansiedade, vergonha, raiva, ressentimento e/ou fadiga excessiva.

Quais são os sintomas mais comuns da Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica tem como sintomas:

Normalmente a Dermatite Atópica em adultos surge na dobra dos braços, cotovelos, atrás dos joelhos, mãos, pescoço, pés, rosto, costas e peitos.  Conforme estudo do Hospital Sanofi (2019), esta doença pode atingir de 2% a 9% dos adultos.

Dermatite Atópica- adulto

A Dermatite Atópica em crianças é mais frequente nas pernas e braços, na parte externa, e nas bochechas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), afirma que 45% dos casos de Dermatite Atópica surge durante os primeiros 6 meses; em 60% dos casos surgem durante o primeiro ano; e em 85% dos casos, antes dos 5 anos.

Dermatite Atópica - Criança

Estudos recentes (2017) mostram que a incidência de Dermatite Atópica tem aumentado nas últimas décadas e, atualmente, afeta de 10 a 15% da população em algum estágio da vida.

Dermatite Atópica é contagiosa?

Não. A Dermatite Atópica não possui nenhum aspecto de contaminação para outras pessoas, por se tratar de uma alergia. Por consequência, essa doença não é contagiosa.

Quais são os tipos de Dermatites?

Existem vários tipos de Dermatites. Podemos classificar os que mais ocorrem nas pessoas:

Cada Dermatite possui uma tipo de tratamento específico e somente uma(um) médica(o) pode orientá-la(o) para o melhor medicamento para cada procedimento. Em casos de dúvidas sobre o diagnóstico da Dermatite a(o) profissional da saúde poderá encaminhar para uma biópsia de pele.

Quais os fatores de risco que podem ocasionar a Dermatite Atópica?

Dermatite atópica

Para quem tem Dermatite Atópica, todo o cuidado é importante, mas existem alguns fatores de riscos que são relevantes, como:

As infecções de pele podem desencadear uma piora da Dermatite Atópica. É bom ficar atento aos sinais de infecção de pele, como o aumento brusco da vermelhidão e bolhas preenchidas por pus. Em algumas vezes, gripes e resfriados podem causar uma piora da Dermatite Atópica, sendo assim, repouso e um tratamento adequado da infecção podem evitar o agravamento esta doença.

A Dermatite Atópica pode piorar com a temperatura, umidade e exercício físico?

Sim. Frio muito intenso, temperatura muito elevada ou mudanças bruscas de temperatura podem afetar a pele da pessoa com Dermatite Atópica. A baixa umidade do ar no período do inverno também colabora para a piora da Dermatite Atópica.

O suor excessivo, por causa do calor ou por exercício físico, pode resultar em uma sensação de “pinicação” e aumento da coceira, piorando o quadro de Dermatite Atópica. A prática de exercícios leves ou moderados não são contraindicados. Na maioria dos casos, a natação pode ser praticada, com o cuidado de retirar todo o resíduo de cloro no banho, logo após a saída da piscina.

Qual a melhor pomada para tratamento da Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica pode ser controlada com a utilização de pomadas e cremes corticoides que promovem a cicatrização e a melhora da pele. Os medicamentos à base de corticoides mais usados pelas(os) dermatologistas são: Betametasona, Dexametasona, Tacrolimus e Pimecrolimus, que reduzem as inflamações.

Conforme estudos da SBP (2017), no Brasil, o Pimecrolimus é mais aconselhável a partir dos três meses de idade e com uma apresentação em creme na concentração de 1%. O Tacrolimus é mais indicado para pacientes a partir de dois anos de idade, com a apresentação em pomada contendo 0,03% – uso pediátrico e na região do rosto em adultos – e 0,1% – maiores de 16 anos no corpo.

Lembre-se que cada organismo reage diferentemente à medicação. Somente as(os) profissionais da área da saúde poderão auxiliar e orientar você para o melhor tratamento e medicamento.

Alternativamente, anti-histamínicos prescritos pela(o) profissional da saúde podem ajudar a prevenir os sintomas das coceiras.

Outra opção são os antibióticos aplicados diretamente na pele ou administrados por via oral. São receitados os medicamentos orais como Prednisona ou Ciclosporina para os casos mais graves.

Lembre-se que cada organismo reage diferentemente à medicação. Somente as(os) profissionais da área da saúde poderão auxiliá-la(o) e orientá-la(o) para o melhor tratamento e medicamento.

Como prevenir a Dermatite Atópica?

A pele é dividida em duas camadas: Epiderme e Derme. A epiderme é a camada mais superficial, formada por um tecido de revestimento que protege os órgãos. É essa camada que nos ajuda a não perder água demasiadamente, além de proteger de diversas doenças.

A Derme é a camada responsável por nutrir a Epiderme, entre outras funções. Ela é formada por células e fibras, diferentemente da epiderme; tem vascularização, ou seja, possui irrigação sanguínea; e contém nervos. Essa camada é rica em fibras de colágeno e elastina, que garantem a elasticidade e a rigidez.

A hidratação tem a finalidade de manter a água no organismo e não prejudicar o funcionamento dos órgãos. Ter uma hidratação adequada irá manter sua pele saudável e amenizará os sintomas da Dermatite Atópica.

Portanto, a maior prevenção que uma pessoa com Dermatite Atópica pode fazer é deixar a camada superficial da pele mais forte, ou seja, hidratando-a com produtos específicos para pele muito seca. O produto mais indicado é um hidratante que irá repor, na camada superficial, a água necessária para que a pele se mantenha saudável.

O paciente com Dermatite Atópica também pode seguir alguns passos para amenizar o ressecamento e reduzir a irritação da pele:

Quais são os tratamentos para Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. O tratamento tem a finalidade de amenizar os sintomas.

Consulte sua(seu) médica(o) para o melhor plano de tratamento. Os principais objetivos do tratamento visam os seguintes propósitos:

A Dermatite Atópica pode variar em seu tratamento, dependendo da gravidade da alergia e das lesões na pele.

Se os Cuidados Com a Pele e os medicamentos não surtirem eficácia, a terapia com a luz ultravioleta pode ser uma alternativa. Neste tratamento, a pele com Dermatite é exposta à uma luz especial. As opções de tratamento podem incluir:

É bom reforçar: sempre consulte sua(seu) médica(o) sobre o melhor tratamento indicado para seu caso.

A Psoríase e a Dermatite Atópica são a mesma doença?

Psoriase x Dermatite Atópica
Sintomas da Psoríase no couro cabeludo

 

Dermatite x Psoríase
Sintomas da Dermatite Atópica 

Não. Os sintomas da Psoríase e da Dermatite Atópica podem ser parecidos. Por exemplo: manchas avermelhadas, descamação da pele, coceira e desconforto. Além dos sintomas, a Psoríase e a Dermatite Atópica são doenças crônicas, ou seja, não tem cura existente.

A grande diferença entre estas duas doenças são: a localização das lesões.

Na Psoríase, é mais frequente a ocorrência no couro cabeludo, tronco, braços, pernas, axilas, sob os seios, na área genital, unhas e até dentro da boca, enquanto a Dermatite Atópica ocorre com mais frequência nas mãos, pés, punhos, tornozelos, região da dobra dos braços e pernas, parte superior do tórax e couro cabeludo.

Outro ponto que difere essas duas doenças é a medicação receitada pela(o) médica(o). Para os caso de Psoríase, indica-se Calcipotriol, Clobetasol e Metotrexato. Já na Dermatite Atópica é mais comum receitarem Betametasona, Dexametasona, Tacrolimus e Pimecrolimus para amenizar os sintomas.

Referências:

Uma resposta

  1. Boa noite, esse artigo estimulou minha curiosidade pois tenho alguns pontos pequenos de irritação em ambos os braços decorrentes de fagulhas de eletrodo de solda elétrica. O incrível é que somente uma única vez eu manuseei uma máquina de solda isso há mais de 30 anos e nesse dia recebi alguns pontinhos de queimaduras devido àquelas fagulhas brilhantes da solda que me atingiram ambos os braços. Desde então de tempos em tempos esses pontos ficam como que atiçados de coceira chegando às vezes a me tirar o sono., sendo que às vezes desaparecem por um ou dois anos, mas depois voltam… Seria isso algum tipo de dermatite alérgica?

Deixe um comentário